CAS

CAS

sábado, 21 de abril de 2012

TREINAMENTO VISUAL


A tese doutorado de educação da Doutora surda e atual presidente da FENEIS Ana Regina e Sousa Campello com o tema "PEDAGOGIA VISUAL NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS-MUDOS".

Ela mostra sugestões para capacitar o treinamento visual, e técnicas antes de usar a língua de sinais no ensino na sala de aula.
Além de ser importante para o ensino na sala de aula, ajuda muito no desenvolvimento da língua de sinais.

a) Assistir o filme sem legenda e sem áudio. Capte todas as informações e depois traduza todas as informações que passam neste filme;


b) Convidar seu colega para sentar a sua frente, sem que ele/ela veja. O ocupante que ficará em frente do seu colega verá um filme, igualmente, sem legenda e sem áudio e traduzirá para ele/ela em língua de sinais, em 5 minutos. Depois, pergunte ao seu colega relatar o que entendeu você.


c) Escolha um elemento com traços simples até o mais difícil e complexo, traduzir em língua de sinais, usando as formas, texturas, cores existentes;

d) Assistir qualquer filme, captando qualquer imagem e depois traduza em língua de sinais para seus colegas Surdos-Mudos, sem soletrar o nome desse elemento, fazendo-os para que ele possa entender o tipo de elemento;

e) Visualizar os elementos da botânica, da ciência, da agronomia, da ecologia, da astronomia, de física, de química, e tudo o que interessa em qualquer disciplina. Visualize cada elementos e processe mentalmente a sua forma, movimento, textura, cores, e todas as características e detalhes que os envolvem e traduza para seus colegas não-surdos-mudos e Surdos-Mudos. 

f) Treine sempre a datilologia, soletrando qualquer palavra ou frase, nas duas mãos. Comece com o lado direito, soletrando em ritmo lento até mais rápido e depois, troque para o lado esquerdo, fazendo com o mesmo ritmo;

g) Observe no espelho, faça a datilologia sem olhar nas mãos, observando sempre com os seus “olhos”. E depois faça com os seus colegas. 

h) Filme e grave você usando os sinais, traduzindo qualquer coisa, e depois faça sua auto-avaliação.


Estas são as técnicas da visualidade e sua perspectiva visual que podem ser apreendidas com o tempo, assim como todas as línguas do mundo.

Treinem bastante e poderão perceber um grande desenvolvimento

Leia na íntegra a tese da Drª Ana Regina



Nenhum comentário:

Postar um comentário